Marque sua consulta nutricional!!!

MARQUE SUA CONSULTA NUTRICIONAL!!!

Fone: (55) 30261909

NUBE SPA URBANO
Rua Rigoberto Duarte 295.

LIGUE e AGENDE!!

Temos o maravilhoso Programa de Emagrecimento! Resultados surpreendentes!! Agende!!


segunda-feira, 12 de março de 2012

Frutas secas


   
   Abacaxi, ameixa, banana, damasco, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera, uva... Hoje, diversas frutas podem ser consumidas na versão seca. Além de durar mais de cerca de um mês, elas mantêm grande parte dos nutrientes, estimulam o funcionamento do intestino (pelo alto teor de fibras), são mais fáceis de transportar (por serem menos volumosas) e nos ajudam a exercitar a mastigação. Versáteis, elas incrementam pratos doces e salgados, frios e quentes, com variantes de sabor e textura. 
   As frutas desidratadas são submetidas a processos de secagem natural, exposição ao sol ou artificial, câmaras de ar, vapor, estufas ou fornos e que não perdem suas propriedades nutricionais. As fibras, minerais e açúcares permanecem preservados e ficam muito mais concentrados, daí o forte sabor adocicado e aroma.
   Na secagem se perdem as vitaminas C e as do complexo B. Assim ocorre a necessidade de se combinar frutas "in natura" com as secas.
   O damasco seco, por exemplo, tem duas vezes mais vitamina A, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro.
   Concentradas, as frutas secas tendem a ser ricas em calorias - podem ter até cinco vezes o número de calorias da versão fresca. No caso do damasco, por exemplo, o valor energético de 100 gramas da fruta in natura, de 48 calorias, salta para 238 na versão seca. Por isso, apesar de saudáveis, requerem consumo moderado.
   Uma dica é evitar as versões açucaradas - as mais doces são as cristalizadas, que passam por um processo em que as frutas são imersas numa solução açucarada e se desidratam por osmose.
   Apesar de calóricas, as frutas secas são uma ótima opção de lanche ou sobremesa.
  As frutas secas podem ainda substituir balas e chicletes. Elas estimulam a mastigação, ao mesmo tempo que evitam a superalimentação, já que proporcionam uma sensação mais prolongada de saciedade.